‘A CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA: INTERSEÇÕES ENTRE JORNALISMO E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA’


 



Já está disponível para venda o livro “A construção da notícia: interseções entre jornalismo e comunicação estratégia” (Edufba), da jornalista e pesquisadora Claudiane Carvalho,

coordenadora do Grupo de Pesquisa Teorias da Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Resultado da tese de doutorado da pesquisadora, realizada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a obra aborda a construção da notícia por um ângulo específico: a complexa relação entre jornalistas e assessores de imprensa no processo de elaboração das informações.

Para tanto, a publicação tem como cenário o enxugamento das equipes nas redações jornalísticas; as mudanças provocadas pelas novas tecnologias; e a profissionalização das fontes de informação, ou seja, de organizações públicas, privadas e de terceiro setor, além de personalidades individuais, que, cada vez mais, contam com trabalhos estratégicos de comunicação.

A autora explica que as conexões entre o jornalismo e a comunicação estratégica, da qual faz parte a assessoria de imprensa, podem ser abordadas por vários caminhos, mas sua pesquisa buscou entender as implicações na composição da narrativa jornalística. “Nossa proposta foi desenhar um modelo de análise que contemplasse os contratos de comunicação estabelecidos entre assessorias, meios de comunicação e leitores para construção do discurso da informação. Entender como são equacionados os valores do fazer jornalístico com os valores das fontes”, esclarece.

Segundo Claudiane Carvalho, o desafio é compreender como é concebido o efeito de sentido de verdade da notícia elaborada nesse entrosamento entre assessoria e jornalismo, que é tão marcado, historicamente, por situações paradoxais de confiança e desconfiança. Não existe fórmula mágica, antecipa a autora, defendendo a necessidade de estudar caso a caso os processos de produção e divulgação de notícias que ocorrem na negociação e/ou embate entre as versões do fato desenvolvidas pela assessoria e pelo jornalismo. Para realizar tal estudo, o livro propõe a articulação entre Análise de Discurso, hermenêutica e teorias do jornalismo.

Dividido em quatro partes, o livro desenha uma espécie de trajetória que o leitor percorre, desvendando desde as principais características da notícia até o fenômeno de agendamento social.

A autora reconhece a vastidão e a heterogeneidade do tema, especialmente face às dinâmicas das plataformas de redes sociais, cuja investigação tem sido o foco nos seus estudos de pós-doutoramento. “Entender como narramos os fatos numa sociedade é algo que me motiva muito, porque esta é uma das dimensões pela qual construímos socialmente a realidade”, resume.


O livro pode ser comprado no site da Edufba e na Livraria 30PorCento.

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